História

A importância da história local em nossas vidas
Ana Maria Nogueira Rezende *

Estar consciente do papel que desempenhamos na sociedade é de extrema importância para o futuro da nação.
Quando nos conhecemos melhor, estamos auxiliando na formação ética e social da identidade do indivíduo.
Podemos começar pelo conhecimento de nossa própria história, a cidade em que moramos, seus primeiros habitantes, o motivo do nome , as pessoas importantes para o crescimento local, pontos turísticos , construções que enobrecem e são referências para nossa cidade .
A história das cidades é contada e recontada pelos lugares, praças, ruas, imóveis, esculturas e imagens. Quando perdem esses marcos os homens se desenraízam, perdem sua identidade. É necessário conhecermos o nosso passado, preservar nossas raízes, nossa cultura, para que vivamos melhor no presente, para continuarmos caminhando com dignidade, crescendo com identidade e semeando o futuro para as novas gerações .
“Do equilíbrio entre o velho e o novo depende o equilíbrio cultural de uma cidade, de uma sociedade. E esse garante a continuidade do seu singular .” (SPHAN, 1982)
O melhor presente que temos a ofertar para nossos semelhantes é a cultura e com isso todos saem ganhando, pois favorecendo o Intercâmbio Cultural, trocamos informações úteis por toda a vida .
Brindemos a vida com cultura e sabedoria!

Ana Maria Nogueira Rezende, formada em História pela Universidade de Itaúna, membro do Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira- ICMC e professora de História da Medicina lotado no Centro da Memória da Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s